Informamos a aprovação do projeto 'O Fenômeno Jacobeu como Permanência: A Popularização do Caminho de Santiago no Brasil', coordenado pela Prof. Dra. Renata Cristina de Sousa Nascimento, junto ao Edital nº 001/2024 / PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA (PAP/PUC). Os recursos obtidos poderão ser aplicados em capital e custeio, ligados à execução do projeto. Foram priorizados os critérios de concessão de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que valorizam a relevância da contribuição científica e tecnológica; a contribuição para a formação de recursos humanos na graduação e na pós-graduação; a cooperação com grupos de pesquisa no país e no exterior por parte do pesquisador. A equipe executora é formada pelas professoras: Dra. Maria Isabel Morán Cabanas (Universidade de Santiago de Compostela), Dra. Fátima Regina Fernandes (Universidade Federal do Paraná), Dra. Flavia Galli (Universidade Federal de São Paulo), Me. Simone Cristina Schmaltz (Pontifícia Universidade Católica de Goiás); e por discentes da graduação e pós-graduação: Mestranda Pollyana Custódia F. Santos (PUC Goiás/FAPEG), Mestrando Wemerson S. Romualdo (PUC Goiás/UNIFESP) e Graduanda Yasmin B. Fernandes (Iniciação Científica PUC Goiás/CAPES).
Resumo
O Caminho de Santiago, de origem medieval, é uma das rotas peregrinatórias mais importantes do cristianismo. Considerado como o primeiro itinerário cultural da Europa vários caminhos foram traçados com o objetivo de conduzir o caminhante/ peregrino até as relíquias do apóstolo na Galícia. O fenômeno jacobeu é constantemente revivido e atualizado. No Brasil o surgimento de diversas associações de amigos do caminho, a produção acadêmica e literária, servem de inspiração e modelo para rotas religiosas, como o Caminho Religioso da Estrada Real. Desde 2017 na cidade de Florianópolis (Santa Catarina), é possível vivenciar a experiência inicial do caminho, sendo o roteiro oficialmente reconhecido e chancelado pela Catedral de Compostela.
Objetivos
1. Discutir a importância e reverberação do culto à Santiago na vivência religiosa e artística brasileira.
2. Pesquisar sobre a criação do Caminho Brasileiro de Santiago, como parte integrante do turismo religioso nacional.
3. Fazer um levantamento de toda produção acadêmica brasileira que envolvam o tema Santiago de Compostela (Áreas de História e Ciências da Religião).
4. Analisar a vivência da peregrinação atual à Compostela, como veículo de disseminação de uma experiência cultural medieval.
5. Produzir um inventário de todas as associações ligadas ao Caminho de Santiago no Brasil.
6. Divulgar o Caminho de Compostela dentro do âmbito de uma História Pública.
******
Resumen
El Camino de Santiago, de origen medieval, es una de las rutas peregrinatorias más importantes del Cristianismo. Considerado como el primer itinerario cultural de Europa, varios caminos fueron trazados con el objetivo de conducir al caminante/peregrino hasta las reliquias del Apóstol en Galicia. El fenómeno jacobeo es constantemente revivido y actualizado. En Brasil, el surgimiento de diversas asociaciones de amigos del Camino, la producción académica y literaria, sirven de inspiración y modelo para rutas religiosas, como el Camino Religioso de la Estrada Real. Desde 2017, en la ciudad de Florianópolis (Santa Catarina), es posible vivenciar la experiencia inicial del camino, siendo el itinerario oficialmente reconocido y sellado por la Catedral de Compostela.
Objetivos
1. Discutir la importancia y reverberación del culto a Santiago en la vivencia religiosa y artística brasileña.
2. Pesquisar sobre la creación del Camino Brasileño de Santiago como parte integrante del turismo religioso nacional.
3. Hacer un levantamiento de toda la producción académica brasileña que envuelva al tema Santiago de Compostela (Áreas de Historia y Ciencias de la Religión).
4. Analizar la vivencia de la peregrinación actual a Compostela como vehículo de diseminación de una experiencia cultural medieval.
5. Producir un inventario de todas las asociaciones ligadas al Camino de Santiago en Brasil.
6. Divulgar el Camino de Compostela dentro del ámbito de una Historia Pública
No dia 19 de outubro de 2024 parte da equipe que compõe o Projeto apresentou um Minicurso intitulado "O Fenômeno Jacobeu como Permanência: a popularização do Caminho de Santiago no Brasil", durante o X Congresso de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Rede Relicário
Programa de Pós-Graduação em História PUC Goiás - Rua 227, Q. 66, Lt. 14E. Leste Universitário, Goiânia-GO.
Copyright © 2024 Rede Relicário – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.