Projeto de Pesquisa: Confluências Medievais na Religiosidade Brasileira: Inventários de Santos e Relíquias (Edital Universal - aprovado e financiado CNPq).
Descrição: A principal motivação da pesquisa é reunir, sistematizar e analisar dados sobre o fenômeno da santidade no Brasil, comparando com casos medievais. A meta é discutir elementos que aproximam e singularizam tais casos, com especial atenção ao início das venerações, o papel das relíquias e de espaços considerados sagrados, as manifestações artísticas e as motivações dos diversos grupos envolvidos nas canonizações. Nossa hipótese é que, a despeito das conjunturas específicas, a organização, expansão e reconhecimento oficial de um santo se relaciona a interesses outros além da devoção. Ou seja, a causa de um santo se confunde com outras causas, sejam de caráter político, econômico ou social. Por meio de casos específicos, objetivamos analisar tais causas, partindo da documentação reunida e em comparação com os casos medievais. Assim, são questões centrais perpassam a investigação: Qual o contexto que contribuiu para a canonização e beatificação dos santos brasileiros? A construção da santidade desses personagens no Brasil contemporâneo possui semelhanças com o surgimento dos cultos aos santos no medievo? Por que alguns personagens são canonizados, e outros não? Quais os perfis de santidade foram aprovados pelo Papado e qual a sua relação com o contexto de aprovação dos cultos? O sentido dado às relíquias dos santos brasileiros é similar ao atribuído aos medievais? Qual a relação entre relíquia e patrimônio cultural? Quais foram os usos políticos e devocionais das relíquias dos santos canonizados no medievo e no Brasil contemporâneo? Como é o culto das relíquias no Brasil, e qual a participação do povo nas celebrações?
Integrantes:
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Links úteis:
Museu de São Roque: museusaoroque.scml.pt
Rede Relicário: https://redepesquisarelicario.com.br/
Registro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5042241616054563
Missão de pesquisa no Museu de São Roque - Lisboa (Portugal) (2024)
Período: 19 a 25 de setembro de 2024
Conferência na Universidade do Porto (PT)
Título da conferência: Santa Dulce dos Pobres, o Anjo Bom do Brasil: Devoções, Narrativas e Hagiografias.
Seminário Permanente- Santuários e Devoções.
Organização: CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar. Cultura, Espaço e memória- Universidade do Porto)
Data - 23 de setembro de 2024 (atividade presencial).
Conferência em mesa redonda nas Jornadas Europeias do Patrimônio 2024. Rotas, Redes e Conexões – Portugal.
Título da mesa: Confluências medievais na religiosidade brasileira, os métodos de estudo, as relíquias e os objetivos comuns ao projeto Reliquiarium.
Data – 21 de setembro de 2024 (atividade presencial).
Participação em mesa-redonda INSTITUT ISABEL DE VILLENA D'ESTUDIS MEDIEVALS I RENAIXENTISTES (IVEMIR-UCV) - Universidad Católica de Valencia. PONENTE INVITADO en el Simposio Internacional de Literatura en los Márgenes, con una duración de 8 horas, celebrado de forma online los días 26 y 27 de septiembre de 2024, con la ponencia titulada: "Santa Dulce dos Pobres e a construção de uma memória de santidade" (atividade remota).
III Encontro Internacional da Sapientia: Interconexões entre História e Religião na Idade Média e na Modernidade. O evento foi realizado na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás entre os dias 27 e 28 de junho de 2024.
Título da conferência: Santa Dulce dos Pobres e a construção de uma memória de santidade (atividade presencial).
II Congresso Internacional Sacralidades Medievais: Relíquias, Devoções e Sensibilidades & II Simpósio Internacional Histórias Entrelaçadas (SIHE).
Conferência em mesa redonda: Projetos e Pesquisas em rede.
Data da conferência - 08 de outubro de 2024 (atividade presencial).
Conferência em mesa redonda: Interações entre Religião e História, 12 de setembro de 2024. In XXIII Semana de História Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, 09 a 13 de setembro de 2024. (atividade presencial)
Conferência no Programa de Pós- Graduação em Educação e no Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Data da realização - 12 de fevereiro de 2025 (atividade presencial).
Título da conferência: Santidades em construção: uma análise da trajetória de Santa Dulce dos Pobres.
Oficina: Divulgação acadêmica em História Medieval. Democratizando conhecimentos e experiências. Oficina que será ministrada pelas professoras Andréia Frazão e Renata Nascimento durante o 33⁰ Simpósio Nacional de História da ANPUH em Belo Horizonte (MG).
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.